Bem-vindo !

Durante alguns anos venho acumulando um acervo sem imaginar. Garimpando brechós, coleções, guarda-roupas alheios, casa de avós além de muitas doações de amigos. Todas as caixas e araras que ocupavam a metade de casa, se transformaram em um acervo de figurinos, fantasias, acessórios e objetos das mais variadas épocas disponíveis para locação. Nosso espaço oferece múltiplas dimensões às idéias. Um lugar que intensifica nossos potenciais, desejos e possibilidades. Esta casa dá chão, paredes e tetos para abrigar novas idéias e antigos sonhos adormecidos.


O objetivo deste blog é convidá-los a conhecer um pouco mais do nosso trabalho. Acesse também nosso canal no youtube e nossos álbuns no picasa.





Maquiagem de caracterização e efeitos especiais


Linha do Tempo também oferece serviço de maquiagem de caracterização e efeitos especiais. Adriana fez o programa de Character Make-Up na escola Make-Up Designory de Los Angeles - CA em 2007.

Abaixo vocês podem conferir alguns diferentes experimentos desenvolvidos durante o curso com a mesma modelo . Outros trabalhos de caracterização também estão disponíveis nos nossos álbuns no Picasa.

1 - Antes

2 - Envelhecimento

3 - Prótese de Nariz

4 - Careca

5 - Envelhecimento + Aplicação de Barba e Bigode

6 - Prótese de Nariz + Envelhecimento + Bigode e Sombrancelha + Textura de Madeira (Boneco de Madeira)




Gênio! O retorno ...

Já está no ar o novo VT do Sidesc Club Card. Gênio vai ao médico é o nome do VT desenvolvido pela agência Uniqe e produzido pela ZIG Filmes. Dirigido por Daniel Ferraz (Dani) e com figurinos e maquiagem do Linha do Tempo. O job foi super prazeroso, além de muito divertido de fazer.


No albúm e no abaixo link você vai poder conferir um pouco da transformação do ator Marcio Almeida, nosso gênio, da enfermeira Japa Cris e do nosso médico, o ator Renato Turnes.
Nota 10 pra toda equipe! Ficou muito legal!

Álbum Uniqe - Fotos da produção

Gênio vai ao médico





Beijos
Adri e Manu

S.O.S


Salvem os solteiros!

Chega de se esconder no dia dos namorados! Este foi o tema da festa que rolou no Café do Sol no dia 12 de junho.

Para dar uma forcinha para quem andou por lá, o Linha do Tempo montou um Camarim e providenciou duas enfermeirinhas pra soccorrer a galera. O pessoal aproveitou bastante e se divertiu batendo várias fotinhos.

Beijos pro pessoal que organizou o evento.
Manu e Adri

Doce de Coco

Ontem estivemos no 12º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) para prestigiar a pré-estréia do longa-metragem Doce de Coco do diretor Penna Filho, vencedor do Prêmio Cinemateca 2005. O filme foi rodado no ano passado e o Linha do Tempo assinou figurino e maquiagem. Foi ótimo reencontrar a equipe.

DOCE DE COCO narra a história de Madalena, uma sacoleira, e seu marido Santinho, artesão sacro, num momento em que a crise econômica do país também abala as finanças da família. Para sair da situação difícil em que se encontra, o casal apela para as apostas na loteria, até que a mulher tem um sonho fantástico: a existência de um tesouro enterrado no cemitério da pequena cidade em que vive, a imaginária Fartura. O problema é desenterrar o tesouro, quando o casal vive situações embaraçosas e hilariantes.

O filme contou com a participação de Antonella Batista, Hélio Cícero, Maria Carolina Vieira, Gil Guzzo, Margarida Baird, Édio Nunes, Berna Santana, Severo Cruz, Zica Vieira, Antônio Cunha, Sérgio Bellozouko, Regina Prates, Chico de Nez, Sandro Maquel, Sandra Ouriques, Renato Turnes, Chico Caprário, Mariane Feil, Eduardo Bolina, Joana Felício, Raquel Stüpp e Marcelo Trigo.

Esperamos que gostem!

Você pode assistir este e outros trabalhos também no nosso canal no Youtube:
Linha do Tempo Ateliê - Youtube




Confira fotos da produção:
Doce de Coco

Black Outs

Este mês foi correria total! Muitos jobs acontecendo ao mesmo tempo. Um deles foi o curta metragem Black Outs - A Comédia do Sinistro dirigo por Marco Stroisch e com roteiro de André Silveira, vencedor do Edital da Cinemateca. O Linha do Tempo assinou o figurino e a maquiagem do projeto.

O curta é um mosaico de histórias tendo como pano de fundo o famoso apagão que deixou a Ilha de Santa Catarina às escuras por mais de 50 horas em 2003.

No elenco tivemos a participação de Heloise Vidor, Álvaro Guarnieri, Igor Lima, Mônica Siedler, Marcela Abraham, Paula Braun, André Silveira, Milena Moraes, Graziela Meyer, Malcon Bauer, Andréa Buzato, Édio Nunes, Karen Suyan, Vanderléia Will, Gringo Starr, Pedro Costa, Helton Gomes e Sérgio Machado.

Deixamos aqui nossos agradecimentos ao pessoal da Bety Noivas que vestiu a atriz Graziela Meyer para a cena do casamento e que nos proporcionou uma tarde divertida na prova de figurinos.

Aqui você pode conferir a entrevista feita por Marquinhos Espíndola com o diretor do filme.

Entrevista

Veja também as fotos da produção
Black Outs a comédia do sinistro


Beijos pra equipe!
Manu e Adri

Se eu morresse amanhã ...

"Um homem magro e alto, aparentando 45 anos, coloca metodicamente um terno preto impecável na frente do espelho. Ajeita o cabelo delicadamente e põe os óculos. Ele mora sozinho. A casa possui poucos cômodos, tudo é muito arrumado, cada coisa em seu lugar. Os móveis são escuros e antigos. Há uma grande prateleira com muitos livros na sala. Ele coloca um sapato novo e antes de sair, pára na porta e olha para o interior da casa pausadamente".

Assim inicia o roteiro de "Se Eu Morresse Amanhã" do diretor Ricardo Weschenfelder, um dos projetos premiados no edital do Cinemateca 2007. O filme tem como protagonistas o ator Renato Turnes e a atriz Gláucia Grígolo.

No curta, um restaurador de livros tem o estranho hábito de freqüentar enterros de pessoas desconhecidas. Uma pesquisadora que investiga as referências à morte na literatura brasileira do século 19 conhece o homem na biblioteca e passa a segui-lo.

O Linha do Tempo assinou a maquiagem do projeto. O Homem (Renato Turnes) passava todos os dias por um processo de maquiagem de envelhecimento que levava cerca de 40 minutos. Já para Marta (Gláucia Grígolo), a transformação foi mais radical. Na semana anterior do início das filmagens ela passou uma manhã no salão tingindo o cabelo de preto e vermelho e fazendo um corte irregular inspirado, assim como a maquiagem, no Expressionismo Alemão.

Deixamos aqui nossos agradecimentos para toda a equipe do salão M2 Estética e um beijo especial para Márcia.

Confira as fotos do making of
Se eu morresse amanhã


Beijos
Adri e Manu

Sem Palavras

Com um olhar marcado pela contemporaneidade, que mescla memória, história, cultura e identidade, "Sem Palavras" mexe em sentimentos. A partir de revelações e lembranças pessoais, o objetivo é construir narrativas orais e dados históricos para estimular reflexões sobre o passado e o presente.
Até o fim da Segunda Guerra Mundial, a Campanha de Nacionalização do Estado Novo desencadeou ações que têm até hoje marcas invisíveis, mas não menos dolorosas. Entre 1937 e 1945, em nome de um sentimento nacionalista, o alemão tornou-se, por exemplo, língua proibida. Pouco se fala sobre o que ocorria no Brasil naqueles anos. A intenção do documentário é retratar esse momento sob a ótica da memória e das vivências femininas de descendentes de imigrantes alemães e seus familiares.

A parte ficcional do projeto foi gravada em locações em Blumenau e em sua maior parte dentro do Museu da Família Colonial. O documentário é uma produção da Contraponto com direção de Kátia Klock e figurinos e objetos do Linha do Tempo.

Sem Palavras


Aproveito este espaço para agradecer algumas pessoas: Betinho, Samara, Liliane, Sônia Mara, Maria Amália, Elim Vieira, Maria Luiza Covolan, Maria Elisete Vieira, Ricardo Rosa e Ricardo da Thempus Objetos Antigos.

Yaminin

Em um mundo de fantasia um anão tem sua face roubada por um duende. Na busca da sua face ele vai se redescobrindo, enfrentando desafios, passando entre a vida e a morte e restabelece o amor proibido entre o SOL e a LUA. Após derrotar o duende e recuperar a face ele à abandona e segue com uma nova identidade.

Esta foi a trama desenvolvida por Cristiano Kodama, o criador de Jimmy, Yaminin, Yab e Tnás, personagens dos mais gostosos e interessantes de se fazer! Foram quase dois meses elaborando o projeto, croquis, próteses, confecções, muita tinta e bagunça para chegarmos no resultado que queríamos para o Linha do Tempo assinar com orgulho o figurino e a maquiagem deste projeto.

Os atores passaram por uma maratona antes de cada gravação para se transformarem nas personagens. César Pizzeta (Jimmy) levava cerca de 3horas e meia para finalizar a aplicação da touca de látex, aplicação de próteses de queixo, orelhas, além de moldar o nariz e esconder a boca! Isto mesmo. Além de ficar este tempo todo se preparando, ele passava o resto das gravações sem poder falar e comer. A única forma de comunicação, além do olhar hehe, era através de um bloquinho que ele ganhou do diretor para escrever o que precisava ou o que achava da atuação. Claro que pelo menos ele podia tomar uma águinha de canudinho, é claro. Depois de toda a maquiagem ele ainda tinha toda a aplicação dos cabelos que foram feitos de esponja, a pigmentação e por fim o figurino. Luciano Souza ( atuou como Yab e Tnás)também não ficou pronto por menos tempo. Ele passou por uma grande experiência pessoal! Aprendeu a andar de saltos (eram iguais aos da Daroty!), usar calça colante, colar e não conseguir descolar unhas postiças (hahaha, mas conseguimos), usar cílios postiços, andar com coturnos apertados, ser anjo e ser diabo, tudo em um mesmo dia acreditam ? Tudo em nome da arte! Cristiano Kodama (diretor e Yaminin) também passou pelos mesmos processos, aplicou próteses no nariz, orelhas, recebeu apliques de cabelo e barba, além de ter adorado usar aquelas lentes de contato brancas.

Querem saber mais ? Assitam o teaser e confiram no álbum as fotos dos bastidores.



Yaminin




Agradecemos aqui o apoio e o empenho do Paulo, Eduardo e do David que teve a coragem de emprestar seu rosto para o molde. Agradecemos também ao tio Edivaldo e o João Paulo por terem recolhido e guardado todas as tampinhas para a confecção da roupa do Yab e a Cibele, que teve uma função primordial, desamassar todas as tampinhas!

Beijocas pra todos.
Manu e Adri

Santa Catarina - uma história não revelada

Um capítulo fascinante das aventuras de exploração do Novo Mundo será contado no documentário Santa Catarina - A História Não Revelada. Baseado no livro Porto dos Patos, de João Carlos Mosimann, o filme vai mostrar alguns episódios da vida de Sebastião Caboto (1476-1557), o cartógrafo e explorador veneziano que aportou em Santa Catarina em 1526.

Resultado de uma parceria entre a ONG Barra Sul e a Set Cinema e Televisão, com recursos captados pela Lei Rouanet, o documentário terá depoimentos de historiadores e encenações dramáticas. A direção é de Liliane Motta Silveira e o figurino assinado pelo Linha do Tempo. Tivemos a oportunidade de pesquisar, desenvolver e confeccionar figurinos renascentitas. Trabalho raro e desafiador.

No elenco principal Marcos Barreto, Berna Sant'ana, Andréa Buzato, Eduardo Bolina, Gessoni Pawlic, Gringo Starr, Julie Phillipe, Marcelo Trigo, Luciano Souza, Marcelo Cidral, Jack Moa, Marcelo Cipriane, Aguinaldo, Ruth Gebler, Nado e Bruno Cheuiche.

Confira as fotos da produção no álbum e no link abaixo:

Santa Catarina - uma história não revelada


Santa Catarina - uma história não revelada


Agradecimentos especiais para Samara, Beirão, Bete, Hermes Vieira, Ernesto Vieira,Graziela Vieira, Avani Bernardes, Margo e Carlos Martins.

Beijos
Adri e MAnu

Michê

Dia 27 de março aconteceu na Célula o lançamento do clip Michê do Samambaia Sound Club. Com direção de Marco Stroisch , Jean Mafra, André Guesser, Jaquarito, Daniel e Tiago Gomes participaram atuando no clipe, assim como Paula Braun, com seu salto plataforma de 20 cm do Linha do Tempo que fez o maior sucesso entre outros figurinos.

Assista aqui:



Beijinhos pro Jaguarito!
Manu e Adri